Os auditores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) participaram nos últimos quatro dias de um curso de capacitação para utilização do Sistema do Auditor Eletrônico, que passará a ser utilizado pela secretaria como mais um recurso para aumentar a eficácia da atuação no combate à sonegação fiscal no Estado de Sergipe.
O curso – parte de um conjunto de ações internas de modernização do Fisco estadual, que vem proporcionando melhorias nas condições de trabalho dos auditores fiscais – foi ministrado por dois auditores de Minas Gerais, que realizaram a capacitação abordando situações práticas da rotina de auditoria. O sistema é amplamente utilizado no Estado de Minas Gerais e tem conseguido resultados expressivos quanto à consistência dos processos administrativos gerados a partir da fiscalização.
A gestora do setor de Planejamento Fiscal da Sefaz, a auditora Rosane Franco, explicou que o curso levou mais uma capacitação dos auditores em ferramentas que passam a ser disponibilizadas no combate cada vez mais eficaz à sonegação fiscal. Essas ferramentas de fiscalização agilizam a ação fiscal de forma que a atuação do Fisco estadual se torna mais célere, dinâmica e ativa.
O Sistema do Auditor Eletrônico já está incorporado ao conjunto de ferramentas de auditoria da Sefaz para ser utilizado pelos auditores. “O que chamou mais atenção foi a funcionalidade da ferramenta. Porque ele centraliza todas as informações e disponibiliza para o auditor trabalhar os dados da forma como ele precisa, sem necessitar recorrer a outros sistemas para cruzar as informações. O auditor perdia muito tempo realizando essas consultas. Com essa ferramenta, todas as informações que ele precisa estão num só lugar, ele tem à disposição os dados da empresa, as informações de movimentação comercial, legislação, manuais e os códigos de que ele precisar.
Segundo a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, a partir do curso a secretaria vai promover a disseminação do conhecimento sobre uso do Sistema do Auditor Eletrônico e utilizá-lo no dia a dia da atividade de fiscalização, somando-se às demais iniciativas de modernização do Fisco. “Esse curso de capacitação é uma das etapas da modernização e informatização do processo tributário. Seguiremos com a disseminação do uso no dia a dia das atividades de fiscalização, o que trará resultados significativos em relação à agilidade do trabalho, à produtividade e à eficácia na atuação do Fisco. E isso se reflete numa eficácia também na arrecadação”, ponderou a superintendente.
Fonte: Sefaz SE via SPED News